Pétition NON À LA FERMETURE DE L’INSTITUT FRANÇAIS DU CAP VERT

Pour:Président de la République française, Monsieur François Hollande et à son gouvernement

NÃO AO ENCERRAMENTO DO INSTITUTO FRANCÊS DE CABO VERDE !!

Nós os intelectuais, artistas, escritores, eleitos cabo-verdianos e cooperantes franceses desde os primeiros anos da Independência Nacional, queremos manifestar por esta via a nossa inquietação face aos rumores que circulam sobre um projecto de encerramento do Instituto Francês de Cabo Verde e da redução do volume da cooperação francesa com este arquipélago.

Conscientes dos laços fortes que unem os cabo-verdianos à língua francesa, bem como a adesão de Cabo Verde à comunidade do espaço francófono, consideramos que esta decisão, a concretizar-se, representava pela certa uma perda irreparável para o seu processo de desenvolvimento e o estreitamento dos laços culturais tecidos com a França desde numerosos anos.

Para evitar esse descalabro, decidimos mandar ao senhor Presidente da República francesa, senhor François Hollande e seu governo, este apelo, solicitando-lhes de reverem essa decisão.
Circulam fortes rumores de que o Instituto Francês da Praia vai fechar as portas e que a Cooperação francesa em Cabo Verde vai reduzir drasticamente a sua presença. Isso tem suscitado alguma angústia e, ao mesmo tempo, estupefacção e indignação a todos nós.

Independente desde 1975, Cabo Verde é um modelo de boa gestão do desenvolvimento. Os progressos alcançados de então a esta parte são espectaculares nos diversos domínios quais sejam da educação, da saúde, da produção agrícola e de uma maneira mais geral na melhoria da qualidade de vida da maioria dos cabo-verdianos: electrificação, acesso à água potável, rede rodoviária, meios de transporte, internet etc. Tudo isso faz de Cabo Verde um exemplo de boa governação e Desenvolvimento Humano em África .

Raros países souberam utilizar tão bem a ajuda externa. O arquipélago passou da categoria de PMA (País Menos Avançado) para à de PRI ( País de Rendimento Intermédio) e neste caso, uma ajuda externa será necessária para sustentar a durabilidade das políticas de desenvolvimento em curso.

Urge ressaltar que desde 1996 Cabo Verde é membro da Organização Internacional da Francofonia, com o francês a fazer parte do ambiente socio- linguístico e cultural do país. A língua francesa é muito usada tanto nos intercâmbios com os visitantes que procuram o país como nas suas relações internacionais.

A sua importante diáspora em França contribui também para intercâmbios permanentes entre os dois países.

A língua francesa, ensinada desde o primeiro ano do ensino secundário envolve um número importantíssimo de cabo-verdianos, ou seja, 78% dos alunos escolarizados integram o liceu.

Afora isso, numerosos estudantes prosseguem os seus estudos em países francófonos.

TV5, um dos quatro canais que beneficiam gratuitamente aos telespectadores nestas ilhas e a RFI que emite em FM nas cidades da Praia e Mindelo fazem parte do ambiente mediático de Cabo Verde.

O Instituto Francês da Praia, com suas inúmeras actividades (curso de francês e da língua cabo-verdiana (crioulo), mediateca, espectáculos, estágios de formação etc…) desempenha um papel preponderante na dinâmica dos intercâmbios linguísticos e culturais com a França e o mundo francófono. O Instituto é também um elemento motor no processo da emergência de novos talentos de artistas cabo-verdianos.

Por tudo isso, torna-se difícil encarar que a compartilha de um idioma, de uma cultura, de valores comuns possam ser colocados em causa, pelo espectro desta anunciada decisão.

Essas são as razões de fundo que nos levam a pedir ao senhor Presidente da República francesa, François Hollande e ao seu governo, que revejam essa decisão de mandar encerrar o Instituto Francês de Cabo Verde e reduzir o seu volume de cooperação neste país.